Prefeito anuncia nova secretária de Saúde de Cuiabá após exoneração
29/07/2025
(Foto: Reprodução) Danielle Carmona
SECOM-MT
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou nesta terça-feira (29) que a médica Danielle Carmona será a nova secretária municipal de Saúde a partir de setembro. A decisão foi confirmada durante uma coletiva de imprensa no Palácio Alencastro, sede do Executivo municipal.
Danielle Carmona já havia atuado à frente da pasta durante o período de intervenção estadual na saúde da capital, nomeada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil). Ela também é ex-secretária adjunta de Saúde de Mato Grosso.
A declaração foi feita após o anúncio da saída da atual secretária, a pediatra Lúcia Helena Barboza, que deixará o cargo no fim de agosto.
A passagem de Lúcia Helena
Lúcia Helena, que era presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), foi um dos primeiros nomes citados por Abílio ainda durante a transição de governo, mas enfrentou críticas por parte de vereadores durante sua gestão.
À frente da pasta, Lúcia protagonizou embates públicos com o CRM-MT, que criticou a recomendação da Secretaria para que pacientes buscassem atendimento em postos de saúde mesmo sem agendamento, medida adotada para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O Conselho também repudiou declarações do prefeito, que atribuiu parte dos problemas da saúde aos profissionais da rede.
Mais recentemente, a Secretaria de Saúde foi alvo de um relatório do Ministério Público Estadual (MP-MT), com base em uma vistoria realizada em maio. O documento apontou que 25% dos medicamentos essenciais, como dipirona, amoxicilina, metformina e sulfato ferroso estavam em falta no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).