Em discurso de vitória, Abilio Brunini (PL) agradece eleitores de Cuiabá e promete 'dialogar com todos'
27/10/2024
Aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Abilio toma posse a partir de janeiro de 2025, ao lado da vice, a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo). Abilio Brunini (PL) fala pela primeira vez após ser eleito prefeito em Cuiabá
TVCA
Abilio Brunini (PL) falou pela primeira vez como novo prefeito de Cuiabá, na noite deste domingo (27), à TV Centro América, após o resultado ser oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ele recebeu 171.324 votos, 53,80% dos votos válidos, derrotando o candidato Lúdio Cabral (PT).
O candidato de 40 anos toma posse a partir de janeiro 2025, ao lado da vice, a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo).
"A votação do Lúdio foi significativa, ele foi um candidato muito forte e com uma estratégia muito inteligente. Os problemas de Cuiabá vem de todos os lados, os buracos, o sofrimento nas UPAs, mas Cuiabá é uma só e vamos juntar forças com todos, conversar com todos", disse.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
No discurso na sede do partido, ele agradeceu aos eleitores e disse que pretende conversar com as demais autoridades para colocar em prática as propostas de governo. Ele também destacou que a prioridade será melhorar a saúde da capital.
"Estou tentando resgatar a minha cidade, mas nada disso seria possível sem o apoio de Deus e do povo e neste momento não podemos ter uma cidade dividida. No momento temos que olhar o que tem de imediato e acredito que a Saúde é um problema imediato que temos que resolver. Essa fase de transição é para estudar, buscar conselhos e que algumas medidas possam tomar pela Câmara Municipal”, ressaltou.
Quem é Abilio Brunini
Abílio Brunini (PL)
Kessillen Lopes/g1
Abilio Jacques Brunini Moumer nasceu em Cuiabá e é formado em arquitetura e urbanismo. Em 2016, foi eleito vereador de Cuiabá, pelo Partido Social Cristão (PSC) e em 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá, pelo Podemos, vencendo o 1º turno.
No 2º turno foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.
Já em 2022, foi eleito deputado federal. Ele é casado com a empresária e designer de interiores Samantha Iris e pai de dois filhos. Abilio é membro da comissão de saúde e agora foi eleito à Prefeitura de Cuiabá pelo próximos quatro anos, a partir de 2025.
Propostas de governo
Durante a campanha, Abilio fez promessas em diversas áreas, entre elas estão:
Saúde: Criação de Vilas de Saúde em cada distrito sanitário da capital;
Educação: Expansão da educação infantil e a implementação do Método Montessori;
Transporte: Faixa azul exclusiva para motos e criação de paradas para embarque e desembarque de passageiros por APP;
Segurança: Parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal para fortalecer a segurança nas escolas.