Casal de antas é solto na natureza para possível reprodução da espécie em MT
20/10/2025
(Foto: Reprodução) O animal dsolto em uma área em Santo Antônio de Leverger.
Sema
Um casal de antas foi solto em uma área de preservação credenciada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá. A fêmea, batizada de Consuelo, e o macho, chamado Chico, foram alocados no local para estimular uma possível reprodução da espécie.
Segundo a Sema, os dois animais foram resgatados em situações distintas e passaram por períodos de reabilitação até estarem aptos para o retorno à natureza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Consuelo foi encontrada ainda filhote, há mais de um ano, sozinha na BR-163. O resgate foi feito por uma equipe da concessionária que administra a rodovia e, desde então, recebeu cuidados veterinários no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Lucas do Rio Verde. Depois, foi transferida para a Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), em Jangada, onde passou por um processo de aclimatação à vida selvagem.
Já Chico foi resgatado em julho deste ano, em Colniza, no noroeste do estado. Durante o período reprodutivo, o animal apresentou comportamento agressivo e foi encaminhado à Reserva Ecológica Cunhataí-Porã, mas acabou se envolvendo em uma disputa com outro macho pela atenção de uma fêmea e saiu ferido.
Após o conflito, Chico foi levado a uma clínica veterinária em Sorriso, onde recebeu tratamento e alta nesta semana.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Anta mascote de município 'invade' aula de ginástica em MT
Funcionários tentam afastar anta com jato de água e se surpreendem após animal deitar para 'tomar banho'
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Agora juntos, Consuelo e Chico foram soltos em uma área de grande extensão, com pastagem e acesso a uma represa, sob um regime de soltura branda, quando os animais ainda recebem suporte até se adaptarem completamente ao ambiente natural.
A equipe da Sema informou que os dois serão monitorados por funcionários da fazenda parceira para garantir a adaptação e acompanhar possíveis interações entre eles.